domingo, 19 de dezembro de 2010

Sudão: Policiais furtigam mulher


É Noticia
“Um vídeo mostrando o açoite de uma jovem sudanesa provocou uma onda de protestos na internet. A mulher, não identificada, é punida por policiais, que riem e fazem piadas enquanto a chicoteiam.
Furtigar: punir, chicotear*
A mulher chora e pede piedade aos policiais. Enquanto isso, o outro ri e diz que ela terá 53 chibatadas. A punição é acompanhada por várias pessoas. A reportagem foi publicada nesta segunda-feira (13) no jornal britânico The Guardian.
Não se sabe exatamente por que a mulher foi punida, nem onde exatamente ocorreu a punição. Mas a divulgação do vídeo na internet causou desconforto até entre integrantes do governo sudanês.
Segundo o policial, a mulher feriu os artigos 154 e 155 do código penal sudanês, que no norte do país é baseado na sharia, a lei religiosa muçulmana.
Esses artigos podem se aplicar a quem comete adultério ou veste                  “roupas indecentes”.


O que se pode dizer?  Vivemos em um mundo com culturas diferentes, comportamentos diferentes.  Mas há atitudes que nos deixam perplexos, como este caso.  Esse caso podem nos tirar varias interpretações e comentários e questões a ser discutida, como a visão da mulher diante da sociedade, ainda que esteja ganhando seu espaço há ainda muito a se vencer, E esta punição o que dizer sobre ela? É justo? É perguntas relativas o que varia muito de pontos de vista diferentes.  Reflita sobre  essa questão


domingo, 12 de dezembro de 2010

Banda catedral - Não vou te esquecer

Estava procurando uma musica perfeita, e encontrei esse musica, que particulamente as musicas dessa banda, todas as musicas são muito boas.

Link da musica, vale a pena conferir

Não Vou Te Esquecer

Catedral

Sei que tudo nasceu
De uma forma que a gente
Nunca pensou
Nem imaginou
Mas quando eu te olhei
Tudo em volta parou
Eu não mais achei
Eu acreditei, eu acreditei
No amor

Eu pedi a DeusPra ter você perto de mim
Nunca eu pensei amor
Que era tão gostoso assim

Amar alguém
Como eu te amei, eu me entreguei
Tudo que sonhei
Uma troca de olhar
Sonhos de um verão
E a certeza que eu
Não vou te esquecer, não vou te esquecer, amor

sábado, 11 de dezembro de 2010

Hitler

Adolf Hitler
Ele idealizou e dirigiu o regime nazista na Alemanha, que foi uma adaptação do fascismo italiano.
Durante o seu governo, houve morte de seis milhões de judeus não só na Alemanha como em países dominados durante a Segunda Guerra Mundial.
A polícia secreta do nazismo, a Gestapo, ficou incumbida de exterminar também outras minorias sociais: deficientes físicos e mentais, ciganos e homossexuais. A ditadura de Adolf Hitler durou 13 anos e foi responsável pela morte de 30 milhões de pessoas. O nazismo pregava a superioridade da raça pura. Na concepção de Hitler, apenas os arianos, louros de olhos azuis, faziam parte desse seleto grupo de privilegiados.
Gestapo

Era uma polícia política criada com o intuito de abafar os movimentos sociais e partidos clandestinos que pudessem se formar na Alemanha. Sua origem esteve ligada a um órgão da Polícia Secreta Prussiana e, teve grande importância para aprisionar aqueles que eram vistos como “inimigos nacionais” e mobilizar os grupos de prisioneiros a serem encaminhados para os temíveis campos de concentração.
Os membros da GESTAPO se disfarçavam para conseguirem tomar conhecimento de quais eram os cidadãos contrários à ideologia dos nazistas. Tais poderes tiverem grande importância para que essa polícia secreta utilizasse de terríveis técnicas de tortura física e psicológica para a obtenção de informações
A origem de Hitler
* Hitler nasceu na pequena cidade de Braunau-am Inn, na Áustria. Ele foi o terceiro filho de Alois Hitler, um oficial aduaneiro austríaco. A mãe, Klara Pölzl, teve dois abortos antes de Hitler nascer.
* O pai de Hitler foi aprendiz de sapateiro em Viena e sempre usou o sobrenome da mãe: Schicklgruber. Com 39 anos, um amigo o convenceu a usar o sobrenome do pai de criação: Hiedler. O nome, soletrado da forma errada para o escrivão, passou a ser Hitler.
* Adolf Hitler, que era chamado de Adi pela família, teve dois meio-irmãos, Alois Hitler Junior e Ângela. Depois dele, seus pais tiveram mais dois filhos: Edmund e Paula.
Infância e Juventude
* Ainda menino, Hitler estudou na abadia de Lambach, cidade em que morava, e queria ser sacerdote. teve o primeiro contato com a suástica, que mais tarde passou a ser o símbolo do nazismo. O desenho teria sido trazido pelo abade Teodorich Hagen. Ele ordenou que todas as paredes, mesas e objetos de culto da abadia tivessem o símbolo esculpido.
* Durante o tempo que ficou em Lambach, Hitler teve contato com o padre Adolf Joseph Lanz. Louro e de olhos azuis, Lanz fundou o jornal Ostara, do qual Hitler era assíduo leitor. Na publicação, o padre defendia a superioridade dos arianos em relação aos povos de outras etnias.
* Aos 12 anos, Adolf Hitler, canhoto, decidiu ser pintor. Quando se inscreveu na escola de Belas Artes de Viena, ouviu que tinha mais talento para a arquitetura. Ele não foi aceito pela academia por não ter terminado os estudos secundários.
* Hitler era fã dos romances do alemão Karl May. O autor escrevia as aventuras de Old Shatterhand. Hitler leu cerca de setenta livros sobre o herói.
* Hitler mudou de cidade várias vezes para escapar do serviço militar austríaco. Nessa época, ele ganhava a vida pintando cartazes e cartões-postais. Mas ele quis lutar pelo Exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, durante uma batalha contra ingleses, Hitler quase ficou cego ao ser atingido por uma bomba de gás. Em 1916, quando foi ferido pela primeira vez, ele foi condecorado com a Cruz de Ferro de Primeira Classe pelo bravo desempenho nas frentes de batalha.

Política

* O ditador alemão começou sua vida política no período entre as duas grandes guerras. No ano de 1920, em Munique, ele se filiou a um grupo de extrema direita, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que no ano seguinte passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O grupo, que era pequeno e ineficaz, tornou-se uma organização paramilitar com a ação de Hitler.
* Em novembro de 1923, como membro do Partido Trabalhista Alemão, Adolf Hitler tentou forçar o governo da Baviera a uma revolta contra a República de Weimar. Mas seu levante, realizado numa cervejaria, falhou e ele foi sentenciado a cinco anos de cadeia por alta traição. Saiu depois de nove meses. Durante seu confinamento na prisão de Landsberg, Hitler escreveu Minha Luta (Mein Kampf), uma espécie de bíblia do nazismo.
* Adolf Hitler teve a favor de sua ascensão uma Alemanha destruída e em condições econômicas cada vez piores. Em 1933, ele foi nomeado chanceler do país pelo presidente Hindenburg. Nas eleições de 1934, Adolf Hitler obteve 88% dos votos da população.
* Sua retórica fazia a massa acreditar que ele tiraria o país do caos. Os oponentes ao regime eram assassinados ou enviados para a prisão perpétua. Foi assim que o ditador conseguiu afastar todos que representassem perigo à estabilidade do nazismo.

O Nazismo
* Em 1922, uma nova política tomou o poder na Itália: o fascismo. O Partido Fascista Italiano foi fundado por Benito Mussolini em 1919. Ele acreditava num Estado forte conduzido por um líder ditatorial que personificasse a imagem da nação. Os direitos individuais e os instrumentos democráticos deveriam ser abolidos para que a disciplina militar mantivesse o poder e a autoridade do Estado. O fascismo foi violentamente contra o comunismo, apesar de ter adotado formas semelhantes de organização e propaganda. O sucesso da Itália de Mussolini correu pela Europa e inspirou políticos.
* A expressão nazismo tem origem na junção das sílabas na e zi do Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
* Adolf Hitler adotou uma postura de ditador para exterminar as forças contrárias ao seu regime. Além de utilizar os serviços da Gestapo, a polícia secreta, construiu campos de concentração para onde mandava as pessoas que não se encaixavam no seu ideal de raça pura. O extermínio era feito em câmaras de gás e crematórios.



A queda do III Reich
* Com a Alemanha rearmada, Hitler começou a ocupar os países vizinhos para formar o III Reich, o Terceiro Império. As forças militares ocuparam a região do Reno, tomaram a Áustria e parte da Tchecoslováquia. Em 1939, Hitler ordenou a invasão da Polônia e deu início a Segunda Guerra Mundial. Hitler, que era chamado de Der führer, O líder, dirigiu pessoalmente toda a estratégia militar alemã. As primeiras vitórias fizeram-no rejeitar os conselhos de comandantes experientes.
* Em 1940, os paises Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França já haviam sido ocupados pelos alemães. Em outubro do mesmo ano, Hitler invadiu a Romênia, a Iugoslávia e a Grécia. Ele ignorou o acordo firmado com o ditador Stálin e atacou a Rússia.
* O esconderijo dos líderes nazistas era chamado de bunker. O abrigo foi construído no subsolo da chancelaria, depois que o ditador sofreu dois atentados praticados por oficiais alemães dissidentes.
* Hitler escapou milagrosamente da explosão de uma bomba que havia sido colocada a seus pés durante uma reunião.
* Os russos alcançavam a Alemanha quando Hitler se casou com sua amante de vários anos, Eva Braun, no dia 29 de abril de 1945. Entre os presentes estava Goebbels, o ministro da Propaganda Nazista, que envenenou toda a família e depois se matou.
* Existem muitas versões para a morte de Adolf Hitler. Seu corpo foi encontrado junto com o de Eva Braun no bunker, no dia seguinte ao casamento. Uma versão afirma que o ditador teria cometido suicídio ingerindo cápsulas de cianureto. Mas antes de fazer isso, testou o veneno em Blondi, seu cachorro favorito. A substância teve o efeito desejado e então Hitler a tomou. Outra versão afirma que apenas Eva Braun ingeriu veneno, enquanto Hitler se matou com um tiro. Os corpos foram queimados. A morte de Hitler marcou o fim da Segunda Guerra Mundial                                                   

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Estado e Globalização

NEOLIBERALISMO:
 É prática político econômica baseada nas idéias de pensadores norte-americanos e britânicos que defendiam a redução da participação do Estado na economia.
GLOBALIZAÇÃO: É o processo de internacionalização das práticas capitalistas, com forte tendência à diminuição – ou mesmo desaparecimento - das barreiras alfandegárias; liberdade total para o fluxo de capital no mundo
 Nova Ordem Mundial ( privatizações, liberdade econômica ).
Avanços: nas áreas de informação, tecnológicas e comunicação.
  ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A
ECONOMIAS NACIONAIS:
üO setor empresarial do Estado deve ser privatizado;
ü A regulação estatal deve ser mínima;
ü Deve reduzir-se o peso das políticas sociais no orçamento do
 Estado;
 As economias nacionais devem abrir-se ao mercado mundial e os preços domésticos devem adequar-se aos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A economia da borracha no Pará

É importante saber

A economia da borracha no Pará
No fim da década de 1940-1850, o Pará sofria os reflexos da cabanagem e da repressão anticabana.
Período o que segue caracterizado pelo ciclo da borracha, antiga “droga do sertão” se tornou a matéria prima da nova indústria automobilística.

1830-1850
No começo da produção da borracha a atividade entregue a aventureiros desorganizados e escravistas de índios, a produtividade não chagava a 90 quilos por homem ao ano, ou seja, 1/3 da produção do século XX maior parte da mão-de-obra era era de índios e tapuios.

1850-19870
Permitiu um desenvolvimento acelerado da produtividade, algumas técnicas novas foram empregadas; havias certas divisões de tarefas operacionais, o emprego da navegação a vapor, que permitiu a descoberta de seringais virgens, permitia uma produção de uns 200 quilos por seringueiros ao ano.

1870-1890
Com modesta elevação, marcada também por grandes fluxos migratório, originários do nordeste, entanto tornava-se necessário uma nova aprendizagem ois os nordestinos não tinham experiências com a floresta amazônica.

1890-1910
O aproveitamento em larga escala dos seringais do Acre impulsionou a produção, permitindo uma produção que subiu de 210 para 230 quilos média por homem.

Período mais recente
Por ocasião da segunda guerra mundial e nas décadas seguintes. A melhoria das condições de saúde, e a assistência governamental viam Banco da borracha mais tarde a SUDHEVA, e etc., permitiu que a produtividade se desenvolvesse mais que no passado.


Mais informaçoes aqui!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Equilibrio quimico

É importante saber
o equilibrio quimico  é uma questão de proporção entre quantidades reagentes e produtos em uma reação quimica, no que se mantém constante ao longo do tempo.
Aonde haverá teoricamente dois sentidos: de reagentes transformados em produtos e produtos transformados em reagentes. O conceito de equilibrio quimico se restringe-se às reaçoes resversíveis.

 Podemos encontrar exemplos de equilibrio quimico em nosso cotidiano

óculos

óculos fotocromaticos são aqueles óculos que possuem lentes que mudam de cor, conforme a intensidade luminosa, quando uma pessoa que usa esse tipo de óculos, em um local, por exemplo sua residência, as lentes são praticamente incolores, mas quando esta pessoa sai de sua residência, aonde esta pessoa fique exposta à luz, as lentes tendem a ficar com uma coloração mais escura. Isso acontece devido à uma reação quimica que ocorre nos óculos

                               A reação que ocorre nas lentes dos óculos

                                             AgClAg+Cl

O cloreto de prata (AgCl), quando na lente, dá uma aparência clara para a mesma, já a prata metálica (Ag), quando é formada na lente dá uma aparência escura à lente. Esta reação é um caso em que se aumentar a energia, no caso a claridade, na lente o equilíbrio deslocará para o lado da formação do Ag elementar que é escuro (na lente). Quando se diminui a intensidade luminosa na lente ocorre o favorecimento da reação inversa, ou seja, a diminuição da sensação escura.
Este exemplo é entendido pelo princípio de Le Chatelier, que diz: "Quando um sistema está em equilíbrio e sofre alguma perturbação, seja ela por variação de pressão, de concentração de algum dos reagentes ou dos produtos, ou pela variação da temperatura, o sistema tenderá a retornar o estado de equilíbrio, a partir da diminuição do efeito provocado pela perturbação."