É importante saber
Suas causas e conseqüências
Como somos pequenos, a ser comparado com a imensidão desse universo, e este espaço que vivemos, olhe como está agora! Há ainda tempo?
Nosso planeta vive em constante mudança, a idéia em que um dia o mundo poderá acabar esta mais evidente, e nós estamos acelerando esse acontecimento, o que estava longe de ser uma questão mundial. Hoje, o aquecimento global já é uma questão de consciência, nosso planeta pede ajuda.
Os fatores para esse aquecimento seriam emissões de gases na atmosfera, desmatamento, o buraco na camada de ozônio entre outros
Buraco na camada de ozônio:
Corresponde a uma camada da atmosfera, esse gás está situado entre 10 e 50 quilômetros de altitude, denominado de camada de ozônio. Constituída por ozônio (O3), essa cama é indispensável para desenvolvimento e manutenção da vida no planeta, em que realiza uma espécie de filtragem dos raios solares promovendo a retenção dos raios ultravioletas que são prejudiciais, impedindo que atinja a superfície terrestre.
Em 1930, surgiu o gás CFC ( clorofluorcabono ) com a finalidade industrial, ao longo do tempo esse gás dispersou-se pelo mundo, sendo inserido em bens de consumo, em geladeiras, ar condicionado, sprays, e etc.
Com o constante uso e sua intensificação esse gás trouxe complicações ao nosso planeta, depois de pesquisas feitas no fim da década de 70 constatou mudanças na camada de ozônio. Os cientistas estabeleceram relação direta entre a emissão do gás CFC e a diminuição da camada de ozônio. O gás CFC expelido para a atmosfera sobe para as camadas mais elevadas, onde são submetidos às ações dos raios ultravioletas.
O CFC se fragmenta, o cloro começa a interagir com o ozônio e a partir desse processo ocasiona a quebra desse tipo de molécula e conseqüentemente destrói a camada de ozônio.
Aonde conseqüentemente há o aumento da entrada de raios ultravioleta na superfície do planeta, trazendo consigo algumas doenças como câncer de pele, catarata e queda da imunidade, além de comprometer a vida do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário